quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ESPIRITISMO NO CARNAVAL

Os "espíritas ortodoxos" (ainda bem que só existem no orkut!) vão ter surtos de ira, rasgar as vestes e jogar cinzas sobre a cabeça ao lerem a notícia abaixo, no site da globo.com. E isso porque eles dizem que não são "religiosos"; apenas "ortodoxos"... (sic!)
Bem, o que fica evidente nesse fato é a modernidade e a descontração saudável das instituições que realmente representam o espiritismo. Enquanto outras agremiações religiosas impediram o Joãozionho Trinta de usar o cristo em andrajos, na avenida, num ato medieval de censura, as instituições espíritas não apenas aceitaram, como irão até colaborar.
Afinal, convenhamos, o carnaval é a festa de Deus, pois nele reina a alegria e a felicidade entre os seres humanos. Festa do diabo é o natal, quando todo mundo fica estressado, tenso, fazendo contas que nunca fecham na compulsão em comprar (dar presente é um ato nobre, mas se espontâneo e sem ferimentos), alguns pais desesperados chegando a roubar para cumprir a determinação da mídia...
Além do mais, ninguém é dono de Deus, de Jesus ou dos Espiritos.

RIO - Fugir do convencional para voltar ao Grupo Especial. Essa é a estratégia da Unidos do Viradouro para este carnaval, de acordo com o carnavalesco Jack Vasconcelos. E dentro dessa proposta, uma das apostas da vermelha e branca é um setor inteiro, no fim do desfile, dedicado ao espiritismo. No enredo "Quem sou eu sem você", Jack fará, no último carro, uma homenagem a Chico Xavier. O médium será representado por uma escultura em que aparecerá psicografando, cercada por 60 componentes, alguns deles espíritas, que farão uma performance de mediunidade.
- Nosso enredo é sobre a comunicação usada para unir as pessoas. No último setor, vamos mostrar o contato entre os diferentes planos, com o além. De forma carnavalesca, mas com muita responsabilidade. Tenho certeza de que será um momento emocionante - diz Jack, filho de mãe espírita.
Em termos plásticos, o setor será todo inspirado na estética do filme "Nosso Lar", de Wagner de Assis, baseado na obra de Chico Xavier. A última alegoria, inclusive, terá uma espécie de pirâmide, reproduzindo o Ministério da Comunicação do filme. O ator Renato Prieto, protagonista da produção, também participará do desfile. É ele que faz a ponte entre a agremiação e a Federação Espírita, para evitar que qualquer preceito do espiritismo seja desrespeitado na apresentação da vermelha e branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário