terça-feira, 20 de setembro de 2011

DEU NA TV

Eu estava assistindo ao Discovery Science, e aquele japonesinho que apresenta a série atual dizia que a matéria escura é a responsável pela coesão das estrelas nas galáxias e das galáxias nos aglomerados. E que a energia escura faz o papel contrário à matéria escura, ou seja, é responsável pela expansão do universo e o consequente distanciamento das galáxias.
Isto me lembra a questão 27 do Livro dos Espíritos onde escreveram que o fluido universal "é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e nunca adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá".
E o japonesinho explicava que a matéria escura foi descoberta justamente porque a gravitação sozinha não era suficiente para explicar a coesão das estrelas e galáxias.
Bem, pode que uma coisa não seja outra coisa (ou seja apenas o medo de admitir que o seja), mas não deixa de ser impressionante o fato de que duas adolescentes em transe anteciparam em 150 anos a necessidade da existência de um certo tipo de matéria invisível (ou escura, como queiram) para manter a coesão da matéria visível.

4 comentários:

  1. Aos caríssimos leitores quero observar que, nesse texto, comparei as novas teorias científicas com a afirmação do LE, mas, não disse que o japonesinho tivesse citado o LE. O maldito vício de, ainda que às vezes, colocar as coisas em contra-ponto confunde...

    ResponderExcluir
  2. Pronto: redação mudada, compreensão melhorada.

    ResponderExcluir
  3. Prezado João, creio que, infelizmente, qualquer informação contida na obra de Kardec que seja de caráter "cientifico" pode ser adaptada a várias teorias realmente cientificas que surgiram após. Também acho que quanto mais tempo passar mais fácil fica esta relação. Isto não seria possível se realmente houvesse rigor. Não creio que possamos fazer alguma relação consistente devido a forma genérica das "revelações".

    ResponderExcluir
  4. Concordo. Eu coloquei: "mas não deixa de ser IMPRESSIONANTE o fato de que duas adolescentes em transe anteciparam em 150 anos a necessidade da existência de um certo tipo de matéria invisível (ou escura, como queiram) para manter a coesão da matéria visível". Mas, seria melhor, "não deixa de ser INTERESSANTE", pois, realmente, a relação não é consistente.

    ResponderExcluir