terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ATUALIZAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA


Um título como este causa apreensão em muitos espíritas. Pura bobagem.

As atualização e a incorporação de contribuições, sejam ou não de ateus e materialistas, já ocorre, à revelia de quem as crê inconvenientes. Hoje em dia não há espírita que defenda que a mulher deve cuidar do interior e o homem do exterior, ou que os trabalhos rudes são para os homens e os leves para as mulheres, como pregam os instrutores no Livro dos Espíritos. Homens e mulheres trabalham onde querem e possam, ao mesmo tempo que ambos devem se comprometer tanto com o exterior como com o interior.

Também, nenhum espírita com um minimo de conhecimento de biologia vai acreditar que a espécie humana surgiu em diversos pontos do globo e em várias fornadas, como, também aqui, afirmam os mesmos instrutores na mesma obra. Nem mesmo vão achar louco quem tenta conhecer a idade da Terra e a época do aparecimento da espécie humana, como, ainda, afirmam os Espíritos.

Enfim, como podemos ver, a Doutrina Espírita se atualiza. A diferença ocorre apenas no posicionamento frente a isto. Alguns preferem a racionalização, a exegese, que nos leva a ficar procurando subterfúgios -- quando não sofismas -- para continuar acreditando que os espíritos disseram o que diz a ciência de hoje, é "só questão de interpretarmos". Outros, observam o contexto histórico em que a Codificação se deu, reconhecem as limitações de médiuns, espíritos e filósofos, e remetem à história o que lhe é devido, seguindo adiante com o progresso do conhecimento humano.

9 comentários:

  1. "só questão de interpretarmos". Verdade absoluta, quando algo é exposto sem rigor pode-se interpretar do jeito que seja conveniente aos nossos interesses. Por isto a ciência deve ser rigorosa. exemplo: Os cometas podem formar planetas sim (LE 40) apesar de perderem massa nas longas jornadas essa massa um dia irá se compactar, juntar com outras e ai teremos um novo mundo. Fácil né, só interpretar corretamente.
    João, caso sua foto não me lembrasse tanto o Clinton, diria que você escrevendo me lembra Bertold Brecht.
    Abraços
    Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Sérgio, fico lisonjeado com a honrosa e imerecida comparação... rsrs
      Gostei do exemplo de "interpretação"...
      Abraços.

      Excluir
  2. Uma "atualização" derrubaria o dogma mais fundamental de todos do Kardecismo, a saber, que teria sido produto de ditados de entes (Santos Católicos, etc.) enviados por Deus para reinstruir a Humanidade. No momento em que o Kardec tentou fazer passar essa ideia - e conseguiu - ao público leitor, tornando automaticamente o Espiritismo (Kardecismo) uma Religião, qualquer "atualização" significaria o automático fim desse mito - e portanto do próprio Kardecismo.
    Excelente seu blog, mas incompatível com o "Espiritismo".

    ResponderExcluir
  3. Correto, caro Anonimo. Qualquer atualização do espiritismo teria que considerar o kardecismo como uma de suas escolas. Pode-se tornar o espiritismo uma ciência, como fazia o Alexandre Aksakof, que era espírita, mas não Kardecista. Pode-se tornar o espiritismo uma filosofia, como o fez Gustave Geley, que era espírita, mas, kardecista apenas até certo ponto: o respeito e as homenagens ao pioneirismo; o estudo de suas idéias, mesmo naquilo que se as está superando, etc.
    Eu gostaria que o espiritismo fosse por todos nós encarado como um espaço onde se constrói e desconstrói permanentemente uma visa do mundo e das coisas.
    E isto retorna ao blog sua compatibilidade com o espiritismo, ainda que permaneça uma certa incompatibilidade com o kardecismo.

    ResponderExcluir
  4. Olá! O texto faz algumas afirmações que acharia interessante citarmos a fonte.
    (...)
    As atualização e a incorporação de contribuições, sejam ou não de ateus e materialistas, já ocorre, à revelia de quem as crê inconvenientes. Hoje em dia não há espírita que defenda que a mulher deve cuidar do interior e o homem do exterior, ou que os trabalhos rudes são para os homens e os leves para as mulheres, COMO PREGAM OS INSTRUTORES NO LIVRO DOS ESPIRITOS. Homens e mulheres trabalham onde querem e possam, ao mesmo tempo que ambos devem se comprometer tanto com o exterior como com o interior.

    Também, nenhum espírita com um minimo de conhecimento de biologia vai acreditar que a espécie humana surgiu em diversos pontos do globo e em várias fornadas, COMO, TAMBÉM AQUI, AFIRMAM OS MESMOS INSTRUTORES NA MESMA OBRA. Nem mesmo vão achar louco quem tenta conhecer a idade da Terra e a época do aparecimento da espécie humana, COMO, AINDA , AFORMAM OS ESPIRITOS. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mario. Suponho que v. peça citação das fontes referentes às frases colocadas em caixa-alta. Então, vamos lá. Estão n'O Livro dos Espíritos. A primeira está na Lei de Igualdade - Livro III, Cap.IX; a segunda e terceira, estão no Cap.III, do Livro I, a Criação. Abraços.

      Excluir
    2. João, como vc analisa as instruções copiladas por Kardec no seu tempo e o nosso tempo presente. Os espíritos se equivocaram ou foi Kardec que talvez tenha deixado a palavra final nos seus textos ? As idéias iluministas, o otimismo com o progresso impregnaram a visão kardecista sobre o século que o sucederia. O que vemos hoje e o que vivemos ? Outro ponto é o caos das múltiplas idéias criadas justamente na época de kardec e um pouco depois. O campo das idéias buscam destruir e varrer todo tipo de verdade; isto prejudica a fé das pessoas,os valores etc. O que acha ?

      Excluir
  5. Caro Francisco, a História tem que ser encarada com serenidade. A crença na predestinaçao divina do espiritismo como mais uma teofania (intervenção direta de Deus), nos leva a exigir muito dele, tal como exigem do moisaísmo, do cristianismo, e de todas as religiões ou revelações. Porém, se o encararmos como um movimento humano -- e, como tal, com características científicas, filosóficas, sociais e, até mesmo religiosas --, progressivo, aberto aos novos conhecimentos, descontraído ante questionamentos e refutações, poderemos "encarar a razão face a face em qualquer época".
    Neste último contexto, Kardec e sua equipe espiritual entram como pioneiros, mas não seres infalíveis, portanto, com direito a enganos no todo ou em partes.

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante as tuas colocações. Uma coisa que percebo é que no contexto em que vivemo, parece que somos muito mais capazes de ver o quanto ainda somos "infantis" do ponto de vista da Evolução. As maiores mentes materialistas do nosso tempo transparecem infantilidade com os seus absolutismo dogmático-científico. Nietzche que tanto influencia o pensamento do nosso tempo é encarado como uma verdade absoluta, uma contradição, num mundo tão relativista. Estou vivendo uma fase que talvez nem tenha iniciado ainda de redescoberta do kardecismo. Eu sinto isto, porém não vejo filiado a um templo mais,justamente por ver barreiras de pensamento, de pontos de vistas. Te questionei por sentir que o kardecismo em si talvez não tenha escapado ao estagnismo de outros credos. E ao mesmo tempo, sinto que ele parece estar às portas de renascer. Espero ter-me feito entender.

    ResponderExcluir