domingo, 7 de junho de 2009

ESPIRITISMO E POLÍTICA

Preciso atualizar esse blog, não é mesmo? Mas, vou fazê-lo em breve.
Estou lendo um texto muito interessante: Spiritisme et politique; de Nicole Edelman, apresentada como Maitre de Conferences à l'Université Paris 10; elaborado em 2004. Pretendo comentá-lo nas próximas postagens, juntamente com o artigo que Giovanni Hoffman, da Academia Internacional de Estudos Espíritas e de Magnetismo de Roma, apresentou no Congresso de 1888, com o título: Da necessidade de uma Federação Espírita Universal e de seu objetivo moral, social e político.

Mas, o que eu achei muito interessante e me apresso em contar, é que a Nicole diz, no artigo, que o Pierre-Gaetan Leymarie, discípulo de primeira hora e continuador de Kardec, exilou-se no Brasil(!) em 1851, quando o Luís Napoleão Bonaparte deu o golpe de estado e tornou-se o Imperador Napoleão III. Não vi esta informação em nenhum outro lugar, e ela não cita a fonte. Logo depois houve a anistia, ele retornou a Paris, e tornou-se colaborador de Kardec.

Um comentário:

  1. Quanto a Pierre Gäetan Leymarie, lembro-me sempre de várias coisas que já li, de fonte brasileira e francesa, de que, quando foi fugido para o Brasil lá contactou com as perspectivas roustainguistas, às quais teria aderido, como em França aderiu e deitou a mão aos conceitos teosóficos, etc

    Ver um blogue de um amigo português:
    https://memoriaspirito.wordpress.com/93-2/

    Isso não me admira nada porque, já nos disse muito claramente João Donha, para os espíritas, CADA CABEÇA SUA SENTENÇA.
    Mas isto, meus caros, que alguns julgam um DEFEITO eu, sinceramente, acho ser uma das principais VIRTUDES DO ESPIRITISMO. Cada um, com as suas possibilidades lá vai investigando como pode e sabe e sente!...

    Depois, como a EVOLUÇÃO É PESSOAL E INTRANSMISSÍVEL, cada um configura a cultura à sua imagem e semelhança.
    Muito melhor que as teorias dogmáticas, impostas por sacerdócios obscuros, intolerantes e respectivas sociedades secretas, poderosíssimas e impiedosas.

    Viva o Espiritismo e Viva Deus!...

    ResponderExcluir